Poder controlar o que acontece em cada cômodo da sua casa na palma da sua mão não é mais coisa do futuro, mas sim uma realidade já presentes em diversas casas e apartamentos em Cabo Frio, Rio de Janeiro, São Paulo, e mais.

As smart houses, ou casas inteligentes, oferecem aos seus moradores a comodidade de controlar a temperatura, garantir segurança, ajustar iluminação entre diversas possibilidades usando seu celular, tablet ou computador.

Com isso, é possível reduzir o tempo que passamos nas rotinas domésticas e até mesmo gerar maiores economias para o seu bolso e para o meio ambiente.

No post de hoje explicamos o que leva uma casa a ser considerada inteligente e como você pode adaptar o seu imóvel para que atenda melhor suas comodidades.

A base de tudo! Como tornar uma casa em smart house?

A automação das funções se torna possível pela instalação dos mais diversos tipos de sensores e timers: de presença, movimento, luminosidade, temperatura…Com eles, fica possível controlar os elementos da casa mesmo não estando por perto.

Dá para programar por um aplicativo a hora que seu irrigador de grama irá funcionar, quando suas cortinas deverão fechar e até mesmo qual horário você prefere tomar um cafézinho. 

Hoje diversos acessórios tecnológicos contribuem para que possamos automatizar certas funções da nossa rotina. Possuimos smartphones, smartwatches, smartvs e auxiliares controlados por voz, como a Alexa da Amazon, a Siri da Apple e o Google Assistant.

Com essa infinidade de opções que podem ser usadas na nossa casa, fica complicado encontrarmos os critérios que definem o que uma smart house é e possui.

Por isso, recentemente, uma rede de franquias imobiliárias dos Estados Unidos criou parâmetros que ajudam corretores e compradores a estabelecer o que realmente torna uma casa inteligente.

De acordo com eles, para ser uma casa inteligente, o imóvel precisa ter um dispositivo que controla remotamente itens da casa e conexão de internet constante. Além disso, a casa precisa ter dois itens automatizados de alguma das seguintes categorias Eletrodomésticos, Entretenimento, Temperatura, Iluminação, Ar livre ou Segurança.

Confira a seguir alguns exemplos de aplicação de tecnologia inteligente em cada uma dessas categorias:

Eletrodomésticos

Ao entrar em uma loja de eletrodomésticos nos dias de hoje, com certeza encontrará equipamentos que já eram comuns há 50 anos, como geladeiras, máquinas de lavar roupa e aspiradores de pó. O que mudou, no entanto, dentro destes dispositivos foram aspectos de design e funções agregadas resultado dos avanços tecnológicos.

As geladeiras de hoje, por exemplo, já possuem computadores equipados que registram a entrada e saída de produtos, capazes de identificar a validade de cada item. Já as máquinas de lavar roupa atuais conseguem entregar a roupa seca e passada em algumas horas. E os aspiradores de pó agora mais parecem robôs de brinquedos, exercendo a função de limpeza até mesmo 24 horas por dia. 

Entretenimento

Em tempos que passamos mais horas assistindo a vídeos caseiros do Youtube ou produções de serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime, as televisões começaram a necessitar de adaptações para possuírem acesso a internet, e essa é a proposta das televisões inteligentes. Associadas a elas, hoje já existem aplicativos que você pode controlar o canal, o volume, o brilho da transmissão de TV e acessórios que transformam sua casa em um home theater de verdade, como grandes projetores e equipamentos de som.

Temperatura

Parece que já estamos acostumados a lidar com contas de luz exorbitantes durante o verão, em especial por conta do uso do ar condicionado. Nas casas inteligentes, o sistema de climatização é centralizado e utiliza-se de dados sobre os principais horários que as pessoas estão em casa, com o objetivo de criar um ambiente agradável sem exagerar no consumo.

Outro exemplo comum em casas inteligentes, que para o nosso país acaba sendo mais um luxo do que necessidade, mas que em países com invernos rigorosos faz uma grande diferença, são os pisos aquecidos. Da mesma maneira como o sistema centralizado de ar condicionado, os pisos aquecidos proporcionam maior conforto nos momentos em que você está em casa, sem gerar gastos excessivos. 

Iluminação

Six Halogen Bulbs

Assim como o sistema de climatização centralizado utiliza-se de dados sobre os principais horários que as pessoas estão em casa com o intuito de reduzir gastos, os sistemas centralizados de iluminação também oferecem essa função.  Acabaram-se as desculpas de lâmpadas ligadas durante o dia inteiro ou pela noite adentro por esquecimento.

Basta colocar sensores para que as lâmpadas apenas acendam quando houver movimento, liguem apenas ao escurecer ou mesmo programar para que sejam desligadas depois de certo horário. Além do conforto, a iluminação de casas inteligentes também podem ser advindas do acoplamento de sistemas eólicos ou solares domésticos, que armazenam energia e diminuem os custos. 

Ar livre 

Swimming Pool Under Blue Sky

No que diz respeito às áreas externas da casa, como piscinas, jardins e quintais, também existem equipamentos específicos que tornam a uma casa inteligente. Começando pelas piscinas, hoje existem aplicativos que controlam tanto o motor da mesma quanto a sua temperatura. Também podem oferecer funções extras como controle da iluminação interna da piscina.

Já nos jardins e quintais, além do uso de iluminação automática, que falamos no ponto anterior, existem regadores com horários específicos para serem acionados, tanto por aplicativo quanto de maneira automática, e robozinhos, similares aos que aspiram a poeira de casa, com a função de cortar a grama. 

Segurança

Deadlock With Key on Hole

Um dos quesitos mais importantes de uma casa inteligente, e que tem se popularizado mais rápido que os demais por conta do seu viés de necessidade e não apenas luxo, é o uso de equipamentos inteligentes para promoção da segurança da casa.

Câmeras conectadas a aplicativos cujas imagens podem ser observadas a qualquer momento pelo celular, computador ou tablet, fechaduras com biometria e sistemas de controle de fogo e monóxido de carbono são apenas alguns dos exemplos mais relevantes de equipamentos nessa categoria.

E então? Gostou das funções das smart houses? Você gostaria de ter um imóvel assim? 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.