Distúrbios De Aprendizagem

As crianças em período pré escolar, estão começando a vida pedagógica e encarando muitos desafios sozinhos, que antes eles trilhavam com ajuda dos pais. Agora, diante de atividades, relacionamentos com amigos e obrigações como cuidado com próprio material, pode ser percebido alguns fatores de aprendizagem que antes não eram claros.

Trocar letras de lugar, inverter números, se distrair facilmente com coisas sem importância ou ser muito agitado, sem indícios de distúrbios de aprendizagem que podem, inclusive, comprometer tanto o desenvolvimento da criança agora, como na vida adulta.

Todas as formas de distúrbios de aprendizagem possuem tratamento, e neste artigo, falaremos dos principais, como identificá-los e os tratamentos necessários para que a criança cresça bem e saudável.

 Discalculia E Disgrafia

A Discalculia e a Disgrafia são problemas comuns que muitas crianças encontram quando começam a vida escolar, porém com o tempo o esperado e natural é que elas consigam se desenvolver em ambos os casos.

A Discalculia é quando a criança possui muita dificuldade com números e como usá-los para formular questões aritméticas, equações e até cálculos simples são muito difíceis para elas entenderem.

Já a Disgrafia é a dificuldade com as palavras e a escrita e geralmente crianças que possuem esse distúrbio, tendem a aprender a ler e escrever tardiamente, além de não conseguirem entender uma ideia definida por palavras, como é o caso das interpretações de texto.

Dislexia

Ambos os casos de distúrbios de aprendizagem citados anteriormente, podem ter relação direta com a Dislexia, que é a dificuldade de decodificar sons em unidade gráfica, seja ela numeral ou escrita.

Em geral, a Dislexia não afeta a capacidade intelectual da criança, inclusive é um distúrbio muito comum em pessoas de alto qi, porém a dificuldade da criança em assimilar o conhecimento e executá-lo é mais penoso e necessitará de professores e pais determinados que deverão ajudá-lo nesse aprendizado mais apurado.

Déficit De Atenção

Crianças muito “ avoadas”, podem ter déficit de atenção e os pais e professores devem estar atentos. Crianças com esse distúrbio, perdem a concentração muito facilmente, além de não conseguirem voltar para o que o professor está ensinando e dessa maneira não conseguindo executar o que foi proposto.

Hiperatividade

A Hiperatividade é outro distúrbio cada vez mais comum, e caracteriza uma criança mais agitada, que pode inclusive, ter déficit de atenção, já que não consegue se focar em nada, porém o agravante aqui é por que na Hiperatividade, a criança é mais ansiosa e por esse motiva quer fazer várias coisas ao mesmo tempo, executando nada.

O Papel Do Professor Diante De Alunos Com Distúrbios De Aprendizagem

Papel Do Professor

É fundamental que o professor esteja atento a todos os alunos e observe aqueles que possuem mais dificuldades, levando aos pais suas observações, principalmente quando as crianças não estão atingindo o esperado.

Com uma criança diagnosticada com qualquer um dos distúrbios citados, o professor deve ter um planejamento diferenciado com este aluno, mesmo que mantenha as atividades em comum com os outros alunos, buscando envolver o aluno em tudo, mas com uma atenção maior para que ele consiga se desenvolver com sucesso.

Saiba Mais Sobre Distúrbios De Aprendizagem Com A FBV Cursos!

Os docentes que lidam todos os dias com o ensino para crianças e jovens, devem saber como identificar alunos com distúrbios de aprendizagem e principalmente como ajudá-los a superar as dificuldades.

Para especialização de profissionais da educação, aprenda mais com o curso online gratuito de Distúrbios de Aprendizagem da FBV Cursos e enriqueça seu currículo com conhecimento atual e de qualidade que irá ajudar e muito na sua qualificação.

Acesse a FBV Cursos e se surpreenda com os cursos de Educação Infantil. Matricule-se já!

Sobre o Autor