Pedagogia Empresarial- Professor Dos Negócios

Em um mercado cada dia mais competitivo, muitos profissionais precisam estar o tempo todo e constante qualificação, se quiserem estar a frente do mercado em que estão inseridos. Para isso, ter na empresa um profissional pedagogo que ofereça orientações e consultoria, além de dar cursos e oferecer conhecimento de qualidade, é sem dúvida uma forma de preparar os funcionários e a empresa pra continuar crescendo bem.

Quando pensamos em professores, logo imaginamos a sala de aula de uma escola e nunca uma empresa, mas dentro desses locais também é possível que professores estejam, para atuar em prol do preparo e conhecimento dos funcionários. Vamos entender como funciona esse mercado e a quais as oportunidades desses profissionais.

Pedagogia Empresarial

O Pedagogo Empresarial é um profissional que pode ter em seu currículo a formação em pedagogia, mas não necessariamente nessa posição, mas ter o conhecimento que a empresa necessita e a sutileza em passar esse conhecimento aos outros funcionários.

Este profissional busca promover a criatividade, a liderança, o espírito de equipe e trás metodologias e estratégias eficientes para auxiliar a empresa a crescer e manter colaboradores.

O pedagogo Empresarial também pode ser um excelente ouvinte, que dá atenção especial as necessidades e problemas da corporação, sendo um bom intermediário entre funcionários e gestores, além de atuar como auxiliar no processo de comportamento e atitudes desses profissionais dentro da empresa.

Pedagogia Empresarial X Coaching

Atualmente o termo Coaching está bem conhecido no meio empresarial, e apesar de ser uma forma de aprendizado e conhecimento, tem diferenças em relação a Pedagogia Empresarial.

O Coaching Empresarial é um mix de técnicas e ferramentas, além de estratégias e recursos, que visam o crescimento em qualquer área da vida de uma pessoa, seja ela profissional, pessoal, familiar, espiritual entre outras. O Coaching busca criar uma visão positiva da vida e da área que a pessoa pretende trabalhar e melhorá-la com novas atitudes e modo de visão.

Pedagogia Empresarial X Coaching

Diferente disso, a Pedagogia Empresarial é uma consultoria voltada ao conhecimento em alguma área apenas profissional e empresarial, trazendo aos colaboradores e gestores de uma empresa, melhor conhecimento em uma área. Por exemplo, um curso de inglês interno que vise melhores o inglês dos funcionários.

Ou seja, apesar dessas diferenças, a bem verdade é que um pode se valer do outro, principalmente quando pensamos que um funcionário que não esteja focado e nem satisfeito com sua vida ou mesmo profissionalmente falando, conseguirá desempenhar um bom trabalho ou aprender uma nova função.

É primordial que ambas áreas andem juntas e foquem juntas na única importância dentro de uma empresa: o funcionário que necessita de ajuda e de valor para estar motivado em aprender e produzir.

Mercado De Trabalho

Enquanto o Pedagogo de antigamente só tinha escolas para trabalhar e atender, atualmente seu mercado se expandiu bastante e hoje é possível encontrá-los dentro das empresas e num processo de desenvolvimento humano muito mais complexo, buscando preparar melhor os funcionários e gestores para desempenhar seu trabalho com mais eficiência e até aprendendo uma nova área.

O Pedagogo Empresarial está apto a:

  • Criar metodologias especiais para cada empresa;
  • Criar atividades e dinâmicas para facilitar a assimilação de uma área;
  • Elaborar programas de treinamentos internos;
  • Desenvolver maneiras de mensurar resultados;
  • Prestar consultoria a longo prazo.

Apesar de ainda ser uma ideia recente no âmbito empresarial, a Pedagogia Empresarial tende a crescer mais e mais, a medida que as empresas entendam a importância de ter uma base educacional eficiente dentro de suas instalações e oferecer conhecimento para seus colaboradores.

Perfil Profissional Do Pedagogo Empresarial

Perfil Profissional Do Pedagogo Empresarial

Assim como todo bom professor, o Pedagogo Empresarial precisa ter formação em magistério e para atuar em uma empresa, deve ter formação superior ou ao menos técnica na área que busca oferecer aulas e consultoria. Por exemplo, se irá dar aulas de Excel avançado, precisa ter alguma formação administrativa ou financeira e também ter cursos e conhecimento comprovado na área que irá lecionar.

Além disso, ser paciente, responsável, ter carisma e ser crítico, sabendo lidar com opiniões e questionamentos que possam ser divergentes ou diferentes do que está habituado. Um professor precisa saber ensinar, saber que existem alunos mais dedicados, outros que tem mais dificuldade e que todos necessitam de sua total atenção e comprometimento para entenderem bem todas as etapas e atividades relacionadas à matéria.

Pedagogia Empresarial Na FBV Cursos

Num mercado novo porém, em crescimento contínuo, a Pedagogia Empresarial tem tudo para ser um sucesso agora e no futuro. Por isso a FBV Cursos oferece o curso Pedagogia Empresarial, para todas as pessoas que buscam qualificação profissional na área e possuem formação em pedagogia, buscando um novo mercado de atuação.

Acesse agora a FBV Cursos e conheça o curso Pedagogia Empresarial. No final do curso, você faz uma prova e se aprovado, tem a opção de retirar seu certificado válido em todo Brasil! Acesse agora e não perca mais tempo!

Matricule-se em Pedagogia Empresarial pela FBV Cursos e garanta mais qualificação para sua vida profissional!

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário