Fique por dentro de novos cursos, novos artigos e tudo que há de novo em nosso site.

Dicas Estudos

Como passar em um concurso público pela primeira vez?

Como passar em um concurso público pela primeira vez?

Você nunca fez um concurso público, mas agora decidiu tentar? Assim como você, muitas pessoas estão nessa mesma situação, procurando informações sobre como passar em um concurso público pela primeira vez. Então, neste artigo vamos dar algumas dicas para você que é “marinheiro de primeira viagem” ter sucesso na prova.

Com certeza já devem ter falado para você que passar em um concurso é difícil, sendo necessário estudar muito. Mas, saiba que existem diversos relatos de pessoas que conseguiram passar em menos de um ano de estudo, logo de primeira. De fato, é possível, mas para isso você precisa se preparar da forma correta.

Então, reunimos algumas informações importantes para você colocar em prática na hora de estudar. Mas, lembre-se que nesse momento você deve ter calma e foco para alcançar seu objetivo. Assim, poderá passar em um concurso público pela primeira vez.

Como passar em concurso público de primeira com 10 dicas poderosas que você precisa conhecer.

Primeiros passos

Você já sabe qual concurso público pretende fazer? Já leu o edital, conferiu os cargos disponíveis e o número de vagas? Isso é fundamental. A dica é não “atirar para todos os lados”, ou seja, não vai funcionar se inscrever em vários concursos públicos de uma só vez. Assim, como você poderá estudar para todos ao mesmo tempo?

Não faça isso, além de sobrecarregar seus estudos, você não vai render em nenhuma das provas e vai só perder tempo. Se você quiser abraçar todos pode ficar sem nenhum. Portanto, inscreva-se em apenas um concurso e foque totalmente nele.  Tire da cabeça a ideia de que deve fazer o máximo possível de concursos para ver se passa em pelo menos um.

Essa estratégia geralmente não funciona porque é preciso de tempo para estudar. Além disso, você precisa analisar se o cargo para o qual pretende se candidatar lhe agrada. Não vale a pena se inscrever em um concurso que não tenha afinidade nenhuma com você. Isso porque ao passar de primeira, não vai ter prazer em trabalhar.

Muito melhor é focar numa área que você goste e tenha a ver com você. Dessa forma, além de ter mais interesse em estudar os conteúdos, as chances de você passar aumentam porque estará mais motivado e com vontade de assumir o cargo pretendido para ser funcionário público.

Como passar de primeira

Agora, confira algumas dicas que vão ajudar você a passar em um concurso público pela primeira vez. Fazendo tudo da forma correta você terá um bom desempenho na prova.

1 – Invista em questionários

Não deixe de fazer questionários de provas de concursos anteriores. O que você estudar não terá valor se não souber aplicar em provas reais. Por isso, exercite seus conhecimentos resolvendo dezenas de questões. Treinar respondendo perguntas de múltipla escolha é essencial para colocar em prática o que você aprendeu com suas horas de estudo. Essa é uma das formas mais indicadas de passar em um concurso público pela primeira vez.

2 – Utilize todos os recursos possíveis

Primeira coisa é adquirir materiais de qualidade. De fato, o conteúdo que você vai estudar é o ponto principal para sua aprovação. Então, mesmo que você tenha que comprar apostilas mais caras, faça um esforço para adquirir. Assim você poderá se preparar melhor para a prova.

Além disso, aproveite os recursos que você tem em mãos, por exemplo, procure na internet por aulas em forma de vídeo e utilize seu smartphone como um aliado nos seus estudos. Dessa forma, suas chances de passar no concurso que deseja poderão aumentar ainda mais.

3 – Desenvolva uma boa metodologia

Primeiro, tenha organização e disciplina para estudar. A dica é criar um plano de estudos (basicamente uma rotina de estudos). Nesse plano você deve definir os dias, horários e conteúdos que pretende estudar. Depois de definir isso, escolha um método de estudo que irá adotar. Por exemplo: pode ser com anotações, através de vídeos, áudios ou qualquer outra estratégia que se encaixe melhor com você.

4 – Mapas mentais

Os famosos mapas mentais são uma metodologia muito interessante para quem tem facilidade em associar uma tema à outro. Eles são ótimos quando você precisa fazer uma revisão rápida, e podem ser utilizados, por exemplo, no metrô ou enquanto espera em uma fila. Assim, quando tiver um tempo livre poderá lembrar do conteúdo estudado. Essa é uma opção muito boa para quem tem facilidade em assimilar imagens e fazer associações.

Conclusão: Sua vida deve continuar

Esperamos ter ajudado você com nossas dicas sobre como passar em um concurso público pela primeira vez. Mas, lembre-se: não deixe de viver momentos de lazer em família e com amigos por causa dos estudos. Mantenha uma boa alimentação e durma pelo menos 8 horas por noite. Evite também o estresse, nervosismo ou ansiedade porque isso vai atrapalhar seus estudos e fazer com que você perca o foco de tanta exaustão mental.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.