Como Funciona a logística de importação

No nosso dia a dia, muitas vezes não paramos para pensar que o calçado que estamos usando ou o tecido da nossa camiseta é vindo de outro país. Para o consumidor comum, nem sempre isso é importante, mas quem está envolvido no mercado da importação, sabe muito bem como funciona e as vantagens que implicam nessa relação entre países.

No Brasil, apesar dos impostos exorbitantes e um sistema logístico ainda a quem do que poderia ser, importar produtos de outros países como China e Estados Unidos virou uma febre, por conta de sites de vendas com preços mais baixos e bastante qualidade.

Mas como funciona a logística de importação em nosso país? Quais os critérios, leis e também as melhores dicas para empresas importarem da maneira correta e sem gastar muito nas suas primeiras transações.

Logística De Importação

Para entendermos melhor como funciona o processo logístico de importação no Brasil, é preciso entender o que é logística e importação. Logística é a área que se preocupa em enviar produtos e serviços para outras empresas ou consumidor final. A Logística tem o papel principal de otimizar o processo e serviço, de forma que aquilo que está sendo enviado, chegue no menor tempo e com o menor custo possível.

Já a importação é quando recebemos um produto de outro país, sendo que quando enviamos produtos, ou seja, o processo inverso, estamos exportando. Portanto, a Logística de Importação é todo produto que compramos de algum país e aguardamos sua chegada até nossas mãos, através do processo logístico.

Mas a Logística de Importação é algo bastante complexo, já que a partir do momento que adquirimos um bem de outro país, existem várias etapas que devem ser obedecidas até chegar a nós.

Logística de Importação algo bastante complexo

No Brasil, todo produto que chega até aqui vindo de outro país, precisa se Internalizar, ou seja, o pagamento dos impostos obrigatórios sobre esse bem e o desembaraço aduaneiro, a liberação desse produto pela alfândega para ser aceito de fato no país. A importação no Brasil segue 3 etapas: administrativa, fiscal e cambial.

A fase administrativa é a primeira e se refere aos procedimentos burocráticos como efetivação da importação e licenciamento desses produtos. Na fase fiscal, será feito o despacho do produto e a averiguação dos documentos, se o produto é válido e condizente com o que os documentos originais. A fase cambial só é necessária nos casos de compra de moeda internacional como dólar ou euro para o pagamento dos bens importados, isso quando existe transações dessa forma.

Assim que o produto tem total liberação pelos órgãos competentes, ele é destinado para que a empresa ou pessoa que fez o pedido o retire, e aí também existe um processo de pagamento de taxas, burocracia e seguir os acordos internacionais, além dos acordos impostos entre você e seu vendedor.

Importação – Dicas

É importante que você esteja atento a logística que o produto importado deverá seguir, já que até o momento que ele chegar no destino final, deverá passar por vários processos e a empresa que cuida de todo o processo logístico, esteja atenta a todo percurso que esse produto irá tomar.

Pequenas empresas que estão começando a importar produtos para revender no Brasil, precisam ter em mente que além de toda a burocracia que envolve a chegada dos produtos aqui, é preciso seguir algumas dicas para não perder dinheiro e nem tempo com produtos de qualidade duvidosa ou empresas desonestas do exterior:

Conheça bem seus fornecedores

Para fazer importações sem que tragam problemas na entrega e com qualidade, o melhor é começar investindo em empresas conhecidas como a Amazon ou Ali Express. Com o tempo e contatos, será possível encontrar outras empresas que ofereçam serviços e produtos mais baratos mas com qualidade e garantia de entrega.

Estados Unidos ou China?

Geralmente os produtos que mais são importados vem dos Estados Unidos e da China, porém na hora de escolher qual o país que melhor lhe dará produtos, veja o valor da moeda e também avalie a qualidade, além de observar se no final as taxas que serão administradas ficarão muito altas.

Frete e Taxas de Importação

Com o tempo, você perceberá que o valor de frete deverá ser negociado para não ter custos muito altos, que acabam inviabilizando o preço inicial dos seus produtos para seu consumidor final. Calcule todas as taxas e saiba que produtos com valores menores de 50 dólares, são isento de taxas, então veja como trabalhar seus ganhos e custos para ter o maior ganho possível.

Logística De Importação Na FBV Cursos

Logística De Importação Na FBV Cursos

Se você gostou de saber mais sobre importação e como funciona o processo logístico no Brasil, que tal se qualificar para se tornar um profissional reconhecido na área? Na FBV Cursos, você encontra os cursos Logística de Transportes e Logística Internacional e garante mais qualificação para seu currículo.

Acesse agora a FBV Cursos e matricule-se em Logística de Transportes ou Internacional e tenha mais preparo para seu currículo.

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário