Libras E Deficiência Auditiva

O bebê nasceu. Lindo, forte e saudável! Mas com o passar do tempo, começa a ficar perceptível que alguns estímulos não estão sendo desenvolvidos e começa a preocupação de que algo está errado. No caso da surdez, a criança não atende a sons e nenhum tipo de barulho e a fala também ficará comprometida.

Nesse caso, é preciso que quanto antes a família busque ajuda, melhor. Aparelhos auditivos e todos os tipos de dispositivos e formas de comunicação como a Libras, são algumas das formas de tornar a vida de um deficiente auditivo normal e simples para viver em sociedade.

Neste artigo, veremos algumas dicas para que qualquer pessoa consiga ter uma boa comunicação com crianças e adultos com surdez, e principalmente dicas para professores e educadores que precisam desenvolver o conhecimento em libras e dessa forma, consigam se relacionar da melhor forma com deficientes auditivos.

De Início, Não Fale Gritando

É muito comum que quando uma pessoa que não tenha surdez, ao tentar se comunicar com alguém que sofre de problemas auditivos, comece a falar mais alto para ser ouvido.

A dica é começar a conversar de forma normal, com tom de voz comumente usado e deixar que a pessoa com surdez peça para falar mais alto. Além de ser incômodo e constrangedor falar gritando, ainda não é nada educado e respeitoso com quem você tenta se comunicar, então aguarde que a pessoa peça para você elevar o tom de voz.

Fale Devagar E De Frente Para A Pessoa

Fale Devagar E De Frente Para A Pessoa

Surdos, principalmente aqueles que têm uma deficiência não muito grave e que conseguem falar, muitas vezes para entender bem o que o outro diz, precisa olhar o movimento da boca para entender as palavras expressas. Por isso quando for falar com alguém surdo, fale devagar e pronunciando bem cada palavra.

Além disso, esteja de frente e peça que ele dê ok ou qualquer outro gesto que mostre que está entendendo o que você diz. Não precisa falar sílaba por sílaba ou muito alto, apenas esteja frente a frente e fale de forma natural mas compassado para facilitar a compreensão.

Na Sala De Aula, Coloque O Aluno Nas Primeiras Cadeiras

Assim como crianças que possuam algum grau de dificuldade visual, os deficientes auditivos também precisam estar nas primeiras cadeiras da sala para entenderem cada coisa que o professor diz.

Você professor, se tiver algum aluno com algum grau de surdez, procure colocá-lo nas primeiras cadeiras e esteja próximo dele quando for dar alguma informação ou aviso. Além disso, mantenha tudo o que disser na lousa para que o aluno fixe tudo o que você disse, sem precisar perguntar ou ficar na dúvida.

Surdos Que Falam E Mudos, Saiba Se Comunicar Com Cada Grupo

Existem dois tipos de surdez: a surdez total e que na maioria dos casos a pessoa também é muda e os surdos que possuem graus de surdez entre o leve e moderado, que na grande maioria dos casos a pessoa não é muda. No último caso, é muito comum vermos pessoas da meia idade para a terceira idade, começarem a sofrer do problema.

Independente do caso, a surdez em qualquer grau é uma deficiência terrível que pode causar vários problemas de interação social e que vão além da saúde, por isso é importante que saibamos lidar com cada caso, ou seja, se comunicar com cada grupo de um jeito diferente, mas investindo atenção total para ambos os casos.

Aprenda Libras

Aprenda Libras

Libras é o meio legal de comunicação com pessoas com deficiência auditiva e de fala. No Brasil, a lei 10.436 de 2002, estabelece a importância e o valor dessa forma de comunicação, que dá a possibilidade de mais de 10 milhões de brasileiros surdos a se comunicar de forma total e simplificada.

Mas uma pessoa que não possua a deficiência, porém queira se comunicar com quem a possui, deve fazer cursos e conhecer o alfabeto de Libras. Professores e familiares de deficientes auditivos e de fala, são sem dúvida as pessoas mais indicadas e também beneficiadas por esse recurso que está nas palmas das mãos.

Libras Na FBV Cursos

Pensando numa melhor forma em se comunicar com deficientes auditivos e de fala, é que a FBV Cursos oferece o curso de Libras, com todas os recursos e aulas necessárias, para que você aprenda a correta linguagem dos sinais e possa se comunicar livremente com qualquer pessoa que tenha algum grau de surdez e deficiência de fala.

O curso possui aulas como Comunicação Gestual, Variações Linguísticas, Estrutura Gramatical entre outras aulas, que além de todas serem 100% online, ainda são fáceis de assimilar e o melhor, pra você colocar em prática assim que fecha cada tópico. Acesse agora a FBV Cursos e conheça o curso de Libras, com certificação total e que te prepara para uma melhor comunicação e mais qualificação para seu currículo profissional.

Não perca tempo e matricule-se no curso Libras da FBV Cursos agora e mude sua vida para melhor!

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário