Ensino Da Matemática Para Crianças

Quanto é 2+2? E 1.325×12+80? É, a matemática é um mundo infinito de possibilidades e desafios, que nem sempre é fácil de entender. Conforme as crianças crescem, a matéria fica mais complexa e muitas não conseguem se sair bem nos cálculos, o que deixa elas apreensivas e os pais preocupados.

Neste artigo, vamos dar dicas simples para o ensino da matemática para crianças, como sugestão de atividades e formas mais fáceis de envolve-las nos cálculos e tirar todas as dúvidas, tornando-as experts nas contas desde as mais fáceis até as mais desafiadoras.

Quebra-cabeças De Numerais

Uma boa maneira das crianças aprenderem matemática, é com quebra-cabeças de numerais ou de cálculos. Geralmente as contas são bem simples mas para as crianças menores, é interessante os quebra-cabeças de numerais, que ensinam a sequência dos números e pode ser usado tanto em casa como na escola.

Para as crianças menores, os quebra-cabeça de numerais e contas, ajudam a desenvolver o raciocínio espacial, enquanto nas crianças maiores desenvolve a solução de problemas conforme as 4 operações fundamentais.

Prendedores De Roupa Numerados

Prendedores de roupa também podem ser ótimos para ensinar cálculos aos pequenos. A dica é pintar cada um de uma cor e colocar os números de 0 a 9 e deixar 5 para os sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão, além do sinal de igual.

Com isso pronto, pegue palitos de sorvete e desenhe por exemplo 3 morangos e 2 laranjas e coloque o resultado 5 por exemplo, e peça para a criança colocar os prendedores número 3 e 2, além do sinal correto pra dar o resultado 5. É possível fazer vários cálculos simples dessa forma e a criança consegue memorizar com mais facilidade.

Blocos De Montar

blocos de montar

Sabe aqueles blocos de montar que as crianças ganham aos montes e constroem verdadeiros arranha céus? Pois bem, eles também podem ser eficientes para ensinar matemática para as crianças.

Para criar prédios e qualquer tipo de estrutura, é preciso ter uma noção de proporção e cálculos para que fique de pé. Aproveite alguns momentos no dia ou mesmo em sala de aula, e incentive os alunos na construção de estruturas com blocos de montar. É possível explicar habilidades arquitetônicas e de engenharia civil, assim como geometria.

Doce Matemática

Outra ideia bem interessante e que as crianças irão adorar é a Doce Matemática ou matemática do doce. A ideia é simples: coloque marshmallows em um recipiente e numa cartolina, determine o meio, risque e tenha um dado.

Toda vez que jogar o dado, o número que sair a criança irá ter que colocar a quantidade de um lado e jogando de novo, colocar a outra quantidade do outro lado e depois peça pra ela somar o número total. É uma boa alternativa para ensinar as crianças a somarem.

Números Musicais

Essa é ótima para ensinar os números e compor resultados, além das crianças se familiarizarem com a música. Se tiver um teclado em casa ou mesmo na escola, cole uma fita que seja de fácil remoção e coloque os números de 0 até 9 nelas e peça para criança apertar em cada número para compor o número 10 por exemplo. Além de ser divertido, incentiva o aprendizado musical.

Maior Ou Menor?

Aprender os sinais de maior e menor nem sempre é uma tarefa fácil, geralmente o que acontece é a confusão quanto o lado da abertura do sinal e isso dificulta bastante o aprendizado.

Para ensinar de forma divertida, basta pegar dois palitos de sorvete, pintar de verde e criar a abertura da boca de um jacaré e prendê-los com uma tachinha que pode servir de olho do bicho. Depois é só escolher números diferentes e é pedir para criança definir qual é o maior e qual o menor, seguindo a abertura da boca e o que você pediu.

Frações De Maçã

frações de maçã

Quem não adora uma deliciosa maçã? Melhor ainda se ela puder ser usada para ensinar sobre frações. Por ser fácil de dividir, divida a maçã primeiro ao meio, depois ¼ e de várias formas até a criança entender e deixe ela comer.

Para facilitar o entendimento, pegue um pratinho de festa e determine a maçã inteira, a metade da maçã, ou seja, 2 partes iguais, ¼ que são 4 partes e assim por diante. Além de ser bem interessante, é uma dinâmica bem gostosa.

Atividades E Matemática Na Fbv Cursos

Todas as dicas que foram dadas são perfeitas para serem aplicadas em casa e principalmente com seus alunos em sala de aula. Além dessas dicas, a FBV Cursos, escola online de cursos profissionalizantes e 100% online e grátis, oferece o curso Atividades em Sala de Aula e Matemática para ensino Fundamental, que oferecem uma gama de conhecimento e preparo para todos professores e pais também, ajudarem as crianças a calcularem com precisão. Matricule-se já!

Acesse a FBV Cursos e conheça todos os cursos incríveis que temos pra você!

[kkstarratings]

Sobre o Autor

1 Comentário