Dicas Para Ser Um Analista De Crédito

Como andam as contas da sua empresa? Para um bom analista de crédito, mais importante do que vender é receber dos clientes. Sem dúvida, a inadimplência é um fator assustador que tem tirado o sono de muitos empresários, e ter um bom profissional que cuide das contas, é fundamental para o negócio progredir.

O Analista de Crédito é quem cuida para que a empresa mantenha as contas em dia, além de garantir o pagamentos das dívidas de todos os clientes, sejam eles inadimplentes ou não. Neste artigo, vamos conhecer as dicas de como um bom profissional em Análise de Crédito deve trabalhar e proceder, para conquistar sucesso na área.

Conheça A Política De Crédito De Sua Empresa

Na hora que está diante de um cliente, é importantíssimo que você saiba exatamente como sua empresa trabalha com crédito e a política usual dela, pois qualquer informação desencontrada pode ser ruim para você.

Ou seja, ela concede crédito pra todos clientes; quais os descontos que usa; no parcelado, qual a política de juros…todas essas questões precisam ser respostas bem claras para não criar situações constrangedoras para a empresa e a clientela.

Use Os App´S Certos Para Uma Análise Eficiente

Existem atualmente vários tipos de aplicativos para celular e tablet que ajudam a sua empresa a fazer uma análise de forma precisa e trás mais tranquilidade a seus clientes, além de elevar a segurança e credibilidade de sua empresa.

Alguns app´s interessantes ajudam e muito o Analista de Crédito como o App do Serasa, pois através dele num clique, é possível saber se o nome de uma pessoa possui inadimplência e qual o grau disso. Outros app´s ajudam o Analista consegue saber os juros adotados para cada prática financeira do mercado, além de fazer conversões de moedas e muito mais.

Estude Bem Seus Clientes Com Outras Dívidas Na Praça

Um bom Analista de Crédito faz uma análise minuciosa de seus clientes, averiguando até quanto eles podem pagar pelos bens que buscam adquirir e se os investimentos que eles desejam fazer, realmente estão dentro dos padrões que eles atestam possuir. É um trabalho sério que denota na análise perfeita para não trazer problemas para sua empresa.

A Análise de Crédito de clientes é a melhor forma de sua empresa ter a segurança em emprestar valores ou fazer negócios como a venda de produtos ou serviços, sem o perigo de ficar sem receber. Procure fazer tudo de forma clara, objetiva, rápida e sem constrangimentos para nenhuma das partes.

Garanta Que Todas Formas De Contato Com O Cliente Estão Em Dia

Telefone, celular, endereço, facebook…quanto mais informações você tiver de seus clientes, maiores as chances deste não tentar fugir das responsabilidades financeiras que estão no seu nome. Tenha uma relação de todas as formas de contato possível e garanta a segurança total para seu negócio, antes de seu cliente.

Além disso, procure conhecer seus clientes, principalmente se forem outras empresas que necessitam dos serviços de seu negócio. Quanto mais você souber e puder oferecer o melhor serviço de forma próxima, melhor será na resolução de problemas futuros.

Na Hora De Cobrar, Aja De Forma Profissional

Muitas empresas de análise de crédito pecam na hora de cobrar. Eles expõem a pessoa ao ridículo, constrangem e insistem de forma que o cliente acabe se irritando, levando a situação para um grau que poderia ser totalmente evitado.

Tenha uma equipe de telemarketing que entre em contato com os clientes inadimplentes de forma profissional, deixando claro a dívida, o valor, a data que deveria ser pago e os juros que esse atraso irá requerer. Depois disso, negocie a melhor forma de pagamento para ele, busque sempre o acordo ao enfrentamento. 

Conhecimento Em Excel E Ferramentas De Trabalho É Fundamental

Conhecimento Em Excel E Ferramentas De Trabalho É Fundamental

Todo Analista de Crédito, precisa ter um conhecimento apurado de algumas ferramentas financeiras como o Excel. Para esses profissionais, apenas um conhecimento básico não é o desejável. Por isso se especialize, tenha experiência com a ferramenta para criar e tabelas e esquemas gráficos que fortaleçam seu trabalho.

Além disso, nunca deixe de conhecer a fundo o mercado financeiro, os juros e valores das moedas atuais, saiba mais sobre leis e área jurídica e saiba como se comunicar bem com seus clientes, ganhando a confiança deles e da sua empresa, pois assim será mais fácil solucionar problemas se eles aparecerem.

Analista De Crédito Na Fbv Cursos

Na busca de mais qualificação profissional, a FBV Cursos oferece o curso 100% gratuito em Análise de Crédito e Cobrança. O curso é totalmente online e no final você pode tirar sua certificação, e comprovar sua especialização na área. Acesse agora a FBV Cursos e matricule-se no curso de Análise de Crédito e Cobrança, além de descobrir os muitos cursos que a escola oferece para você!

Gostou desse artigo? Comente e compartilhe nas redes sociais, e não deixe de conferir os muitos cursos da FBV Cursos.

[kkstarratings]

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário