DICAS DE QUALIFICAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Preparado para cuidar da segurança total de uma empresa, o profissional em Segurança do Trabalho é quem analisa, testa, troca, administra e enfim, decide como a empresa funciona, no sentido de mantê-la cada dia mais segura para os funcionários como um todo.

Não é um trabalho fácil, mas com a ajuda de toda corporação, é possível que a empresa seja mais acolhedora e tenha o mínimo de falhas quanto a segurança de cada pessoa que nela trabalha. Neste artigos, daremos algumas dicas de como o profissional de Segurança do Trabalho, pode intensificar seu sucesso dentro da empresa, cuidando de si e dos outros.

Tenha Atenção

Para trabalhar em áreas de grande risco, a atenção é fundamental. Cuide de você e da equipe e observe se quinas, fendas ou buracos que possam comprometer a segurança de todos. Avalie o local de trabalho, observe cada espaço do ambiente e veja o que está fora do lugar, o que precisa ser consertado ou evitado.

Se encontrar algo, diga ao seu superior e tome as devidas precauções se algo estiver dentro da sua possibilidade. Exerça sua liderança e anuncie para todos o que precisa ser feito e os procedimentos. Garanta a segurança tanto de sua equipe como de toda empresa.

Mantenha Tudo Sempre Organizado E Limpo

A organização é outro ponto essencial para que qualquer local de trabalho funcione bem. Tenha tudo sempre no lugar, com organização total. A organização garante que todos equipamentos e ferramentas necessários sejam encontrados facilmente, além da organização garantir mais rapidez nas etapas de trabalho, por ter sempre tudo a mão.

Além da organização, a limpeza não pode ser esquecida. Pois ferramentas e equipamentos sujos podem comprometer não só o trabalho de funcionários mas o funcionamento de maquinário importante. Com tudo organizado e limpo, você e sua equipe podem ficar tranquilas para exercer o trabalho com qualidade.

Sempre Use Os Equipamentos De Segurança. Não Subestime o Perigo.

SEMPRE USE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA. NÃO SUBESTIME O PERIGO

Pode ser que usar luvas não seja muito tátil, quando se lida com produtos e objetos que apresentem textura ou algo que precise de uma habilidade maior de manuseio, mas se é algo tóxico, as luvas garantem a segurança para garantir a integridade física e a saúde.

Nunca deixe de lado os Equipamentos de Segurança, pois eles não só oferecem segurança para você, mas é um incentivo para sua equipe e a forma correta de trabalhar em qualquer indústria ou empresa para evitar acidentes. Nunca subestime o perigo, esteja sempre preparado para qualquer possível acidente.

Sempre Deixe Seu Superior A Par De Qualquer Irregularidade Que Cause Insegurança

Em pequenos acidentes, é possível que não comunique o superior, acreditando que por ter sido um evento isolado e pequeno, não haverá qualquer tipo de preocupação. Mas quando não existe a comunicação dessas situações pequenas, é impossível evitar que as grandes possam acontecer.

Seja qual for a situação, reporte sempre as irregularidades a seus superiores e dessa forma, será possível tomar precauções para que o ambiente fique mais seguro. Os acidentes por menores que sejam, podem trazer riscos e comprometimentos a médio e longo prazo, portanto o quanto antes houver uma solução, melhor.

Siga As Normas Básicas De Segurança

Existem várias normas de segurança que não devem ser deixadas de lado jamais. Por exemplo, realizar atividades sem ter o devido treinamento ou autorização, podem ser além de perigosas, trazer problemas para outras pessoas. Desativar dispositivos de segurança sem autorização ou uma explicação plausível que confirme a necessidade, faz parte das normas que não podem ser jamais ignoradas.

Deve-se sempre analisar os riscos, se for fazer algo em uma grande altura por exemplo, deve ter sempre o uso de equipamento necessário e enfim, nunca, jamais descuidar da vida, garantindo a segurança dos outros funcionários.

Evite Objetos Pessoais No Trabalho

EVITE OBJETOS PESSOAIS NO TRABALHO

Alianças, brincos, correntes, celulares e carteiras, são objetos pessoais importantes e os documentos por exemplo, são necessários ter em mãos em qualquer momento. Mas na hora do trabalho, principalmente se opera um equipamento perigoso e que ofereça riscos, usar objetos pessoais pode ser fatal.

Olhar o celular enquanto coordena uma máquina perigosa, pode ser o fim de um dedo por exemplo. Lembre-se que os acidentes podem ser evitados se estivermos com nosso foco apurado naquilo que realmente importa no momento.

Segurança Do Trabalho Na FBV Cursos

Os profissionais de Segurança do Trabalho que precisam dar um up em seus conhecimentos, encontram na FBV Cursos o conhecimento que procuravam. Na FBV Cursos, o curso gratuito online Segurança do Trabalho, oferece aulas em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, Conceitos, Siglas e muito mais.

Acesse agora a FBV Cursos e conheça a grade curricular do curso Segurança do Trabalho. Totalmente gratuito, com aulas online e no final certificação profissional. Acesse já!

Segurança do Trabalho é na FBV Cursos. Matricule-se já!

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário