Fique por dentro de novos cursos, novos artigos e tudo que há de novo em nosso site.

Estudos

Cursos online Gratuitos Precisam ser Reconhecido Pelo MEC?

Se você tem dúvidas se os cursos online gratuitos precisam ser reconhecidos pelo MEC! Leia esse artigo e tire todas as suas dúvidas! Conhecimento te leva ao Sucesso!

Cursos online Gratuitos Precisam ser Reconhecido Pelo MEC?
4.8 (96%) 5 votes

Felizmente, os cursos online estão cada vez mais presente. No Brasil, a popularidade é tão grande que os cursos online já são preferidos por milhões de pessoas, os dados que mostramos em nosso último censo (2015), e provavelmente deveriam estar na ascensão hoje. Se é uma qualificação, uma atualização ou uma melhoria em um campo ou assunto específico, a tendência é ter cada vez mais estudantes, profissionais de todos os setores e pessoas com objetivos muito diferentes para utilizar o EAD.

 

E esta não é apenas uma oportunidade para aprender através do computador – remotamente e em ambientes virtuais de aprendizagem, impecáveis ​​e modernos – que atraem atenção e aumentam o valor dos cursos à distância. Por exemplo, o regime dos cursos gratuitos fascina precisamente porque eles são mais flexíveis, rápidos e perfeitos, como são ensinados por boas instituições.

Então, você sabe que existem muitas diferenças entre as modalidades dos cursos online? Existem alguns tipos que variam e possuem características especiais que são interessantes para entender para qual é a melhor alternativa para seus planos. Claro, a FBV está atenta a todos os detalhes, então preparamos este artigo para guiá-lo. Mas, mesmo com as diferenças, um fato comum: a educação a distância alcançou um significado incrível e crescerá ainda mais no futuro.

Primeiro, Entenda o Papel do MEC

Reconhecimento do Ministério da Educação no curso de implementação: você realmente precisa disso? Sim, esta é uma questão comum, que sempre leva a muitos mal-entendidos e dúvidas. No final, cada modalidade deve ter em conta os parâmetros do órgão?

Não é necessário. A confirmação do MEC é fornecida diretamente aos alunos e estudantes de graduação e pós-graduação. No caso da ensino fundamental, médio e técnico, suas especificações e regras são respeitadas e controladas pelos departamentos de educação de cada lugar que consideram as propostas do órgão para trabalhar com elas e efetivamente implementá-las na prática. Portanto, qualquer diploma de bacharel deve estar de acordo com o MEC, portanto muitas universidades – seja em um curso presencial ou a distância – enfatizam sempre esse detalhe, dizendo que “possui 5 estrelas no MEC”, entre outros argumentos, para atrair a atenção das pessoas. Então, quando falamos sobre cursos de EAD, o MEC deve ser considerado apenas para estudantes de graduação e de pós-graduação (especialização).

Mas isso não significa que outras alternativas, como cursos profissionais, sejam descartadas. Compreenda que a qualidade é feita mais pela própria instituição e outros fatores que apenas a aprovação do MEC. Ou seja, não é uma garantia de bons resultados, você pode ter certeza. Você só precisará de um certificado do curso com esta especificação (reconhecida pelo MEC), se isso for requerido pelo local que será recebido o documento por exemplo, um concurso público.

Na  prova de título de um cargo determinado, o edital irá especificar que só serão aceitos os certificados de pessoas que se formaram na administração em instituições regulamentadas pelo MEC, “a própria faculdade”. Caso contrário, este requisito pode ser um certificado  do curso do assistente administrativo, obtido a partir da opção gratuita, de um local que aprecia a qualidade e é uma referência aos cursos profissionais.

Os cursos gratuitos online são bem recebidos neste caso, estes atraem muitas pessoas que investem em concursos. Muitos editais valorizam o certificado que seja online ou de forma presencial, sem levar em conta o fato de pertencer ao MEC ou não. É importante entender como desmistificar esse aspecto para que você entenda que o ECM não adota leis.

É importante entender como desmistificar esse aspecto para que você entenda que o MEC não toma medidas legislativas para todas as opções de curso, seja ele próprio ou a distância. São casos específicos, e você entenderá ainda mais nos seguintes tópicos, com uma abordagem para cada modalidade e seus objetivos em si mesmos.

Graduação

Fazer uma faculdade está nos planos de muitas pessoas, especialmente jovens que já estão terminando o Ensino Médio e pensam sobre o campo profissional que eles querem prosseguir. A graduação é necessária para uma compreensão mais precisa da indústria nos níveis teórico e prático, demonstrando ao longo dos anos tudo o que é relevante para conhecer, até a formação completa com o desempenho de muitos testes e trabalhos.

Para este fim, você precisa gastar muito tempo, geralmente por um certo período do seu dia, para que você possa efetivamente aprender. Independentemente se online ou presencial, ambos os tipos devem seguir as recomendações do MEC e contar com uma boa metodologia. Eles praticamente têm o mesmo conteúdo, métodos e outras características, a única diferença é que, no modo presencial, você precisa visitar a sala, o espaço físico; Enquanto estiver em cursos online, você pode aprender remotamente usando um computador em um ambiente de preferência.

Já fatores como a velocidade e a duração do curso não mudam entre um e outro. Isso porque você investe em EAD para ser mais flexível ou ter uma carga de trabalho mais curta. No que diz respeito à classificação, a qualidade e outros aspectos são semelhantes em ambas as versões com a mesma confiabilidade do diploma no mercado de trabalho e em qualquer prova de títulos.

Cursos de Especialização

Este método é comumente conhecido como”pós-graduação”. Se você se especializar no campo, significa estudar um objetivo específico focado no mercado de trabalho, redirecionando sua carreira para um lado mais específico, e isso só deve ser feito por aqueles que já são formados.

Por exemplo, você pode se inscrever em um curso de especialização (presencial ou online) que é sobre  Comunicação Empresarial ou qualquer área que tenha um link para sua graduação e que possa ser melhorada.

Além de colocar peso no currículo, a especialização é para que muitos profissionais possam trabalhar em campos mais específicos, a verdadeira orientação de sua profissão desde o início de seus estudos. Em alguns casos, muitas pessoas também se especializam na busca de uma carreira acadêmica, um mestrado ou doutorado. Finalmente, deve-se mencionar que os cursos de especialização devem ter mais de 360 ​​horas, sempre seguindo as diretrizes do MEC para qualificações competentes das partes interessadas.

 Métodos de aprendizagem à distância e de cursos on-line

Cursos de Extensão

Os cursos de extensão diferem dos cursos de treinamento, embora ainda haja uma grande confusão entre as duas condições. De acordo com o portal Brasil, “os cursos de atualização não são necessariamente estudantes de pós-graduação, porque são oferecidos para estudantes de pós-graduação e para aqueles que estudam ou ainda não entraram na universidade. Ou seja, ao contrário de outros cursos, a expansão universitária não tem condições obrigatórias para o curso de extensão”. Neste caso, uma pessoa pode fazer um curso na universidade sem a necessidade de treinamento. Se você estuda medicina, pode se inscrever nesse curso para se encontrar e treinar no campo, por exemplo, anatomia.

Embora seja um curso tão livre, a extensão é destinada a quem tem objetivos muito específicos e deseja treinar o máximo possível em seus estudos, com tudo o que ele adiciona ao treinamento para que ele possa deixar a faculdade com boa bagagem .

Cursos Gratuitos Online

Entre os métodos mais proeminentes no ensino à distância estão os cursos gratuitos . Nossa pesquisa recente, como o censo da ABED de 2015, revela todo esse poder: mais de 5 milhões de brasileiros investem nessas opções para muitos propósitos, como qualificações profissionais.

Valores como liberdade e flexibilidade são apenas algumas das características dos  cursos gratuitos online que deixam em uma posição excelente quando se trata de informações e educação, tanto online como em sala de aula. Uma vez que não estão em conformidade com o padrão formal e não precisam da coordenação do MEC, eles podem ser oferecidos por várias instituições, desde que os parâmetros básicos da legislação sejam cumpridos e que existam atributos significativos para um bom treinamento. Como os cursos gratuitos online não seguem as diretrizes do MEC, muitos acham que são mais simples e não exigem o máximo dos alunos, pelo contrário. Uma escola que sempre aprecie qualidade e transparência sempre oferecerá opções que irão buscar excelência, com conteúdo atualizado e completo e avaliações sérias.

Como regra, o cronograma desta modalidade varia tradicionalmente de 5 a mais de 300 horas. O aluno escolhe qual é o melhor para suas necessidades. Quando se trata de instituições parceiras da ABED que você pode confiar com confiança, todos devem mostrar em seus portais quais opções oferecem, a metodologia de cada curso e o custo da certificação, dependendo do tempo de treinamento. Lembre-se sempre desses detalhes para que você saiba e possa começar sem qualquer dúvida, tendo a melhor plataforma possível.

Com toda essa versatilidade fundamental que atrai a atenção de muitas pessoas, é importante conhecer as classificações básicas quando se trata de cursos gratuitos online. Eles são principalmente feitos para:

Melhoria e Aperfeiçoamento

São cursos para um profissional que já está treinado e trabalhando em seu campo, mas quer ou precisa de melhorias em um determinado campo para expandir seu conhecimento. Por exemplo, um professor que ensina numa escola primária pode seguir um curso de ensino de crianças com transtornos do desenvolvimento para aprender mais sobre esse universo e como lidar com eles durante a aula. Estas são propostas interessantes que mostram o quanto uma pessoa está disposta a procurar novas maneiras de se tornar mais ocupada e ficar dentro dos vários tópicos relacionados ao seu setor.

Atualização

A atualização, por sua vez, é indicada para aqueles que precisam entender conceitos novos e mais modernos relacionados à sua ocupação em si mesmos, como regras modificadas e outras condições que devem ser entendidas para sua implementação na prática. Este tipo de trabalho é extremamente importante para o ambiente corporativo, não é de admirar que muitas empresas exijam e até invistam para manter seus funcionários em uma agenda específica.

Se você trabalha como profissional de segurança, por exemplo, e os padrões regulatórios mudaram – mesmo que sejam “detalhes” – é importante fazer um curso de atualização para manter contato com esse tópico e também mostrar ao seu chefe que você está pronto para agir de acordo com as condições exigidas.

Treinamento e Capacitação

O treinamento e capacitação em uma área é um dos principais objetivos dos cursos profissionais. Compreender um novo software para otimizar o trabalho, facilitar o estudo da tarefa, bem como a implementação de ações que podem ajudar no trabalho e ainda dar mais um UP  no currículo, fazem parte do objetivo deste método de cursos gratuitos online.

Neste caso, entra cursos de línguas os mais famosos e procurados, o curso do Pacote de Office, informatica ou qualquer tipo que deixe uma pessoa pronta para aceitar uma função e até se promovido em uma empresa. Se um cliente do exterior estiver interessado nos serviços de uma empresa e seus representantes falam apenas em português, este funcionário, qualificado e pronto para se comunicar com eles, certamente será responsável pelas negociações e se destacará. Este é um pequeno fato que mostra o quanto você tem que pensar em abrir novos caminhos e investir em certas áreas-chave de aprendizagem.

Por causa de todas essas alternativas, não é de admirar que cursos gratuitos online vale a pena apostar e sempre escolhendo o melhor para ajudá-lo para muitas finalidades, para que você seja um excelente profissional e possa alcançar tudo o que quiser nos seus planos pessoais e de carreira.

Cursos Online ou Cursos Presenciais

Agora você já conhece tudo sobre os métodos de treinamento e como eles estão configurados, também vale a pena entender as vantagens dos cursos online gratuitos em apresentação. Como dissemos no início do artigo, os cursos online gratuitos estão crescendo em popularidade, precisamente por meio da informatização e ferramentas de aprendizagem alternativas, capacitação do ensino a distância, em todos os lugares, com a máxima vantagem da tecnologia e seus recursos.

O tempo é valioso para todos. Você não pode ficar para trás, e se você pode contar com mais opções práticas, é ótimo, especialmente em seus estudos.

Você não precisa caminhar por várias horas para frequentar a escola, levar tempo para transportar e arriscar nas ruas para fazer um curso que lhe interessa. Além disso, você pode economizar muito e ter planos mais acessíveis se preferir realizar cursos profissionais em casa, uma vez que esta opção não se aplica a dispositivos como classe e toda a estrutura de uma instituição física.

Conforto, segurança, alta produtividade e otimização do tempo são alguns dos valores fundamentais ao investir em cursos de ensino a distância. Se você fizer um curso gratuito, será ainda melhor, porque você pode facilmente, treinar, melhorar e atualizar em qualquer instituição brasileira confiável.

Não deixe de lado todas essas vantagens. O aprendizado à distância está crescendo, e você pode contar com tudo isso à sua disposição. Faça uma boa pesquisa, escolha uma instituição de qualidade  e se você tiver dúvidas, veja as opiniões dos alunos, entre em contato com o local de interesse ou conosco. Comente neste artigo para que estejamos felizes em ajudar, e não se esqueça de compartilhá-lo. Até próximo

Veja o vídeo abaixo como se matricular em nossos cursos

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Marco disse:

    muito bom esse curso valeu pela dica

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.