Conheça o Curso De Introdução a Criminalística

No mundo todo, quando a polícia é chamada para investigar um crime, principalmente com vítimas fatais, é preciso mais do que um olhar apurado do local e o encontro dos suspeitos e situações que levaram a vítima ao fim trágico, é necessário que existam vários profissionais envolvidos e um deles é o perito criminal.

Este profissional é quem analisa o local do crime e a vítima para tentar solucionar o crime e ele faz isso observando os vestígios deixados ali. O perito criminal precisa ter conhecimento e o uso de muitas técnicas para conseguir resolver o maior número de casos. Neste artigo, conheça mais sobre esta área e como o curso de Introdução a Criminalística pode te ajudar a entrar no meio penal.

Perito Criminal

Quem nunca assistiu CSI e ficou espantado com agilidade que eles pegavam os culpados e davam um pouco mais de tranquilidade as famílias das vítimas? Infelizmente a realidade dos filmes não é tão evidente no dia a dia, mas o perito criminal tem exatamente essa obrigação: encontrar os culpados custe o que custar!

Com luvas para evitar suas próprias impressões digitais nos locais que analisa, o perito criminal cuida para que onde aconteceu um crime se mantenha o mais idêntico possível ao momento da morte, pois quanto menos mudanças, maiores as chances de encontrar pistas do assassino.

Pelos, vestígios de sangue, alguma secreção ou mesmo pele encontrada no local, podem ser detectadas por esse profissional e dar as respostas as questões até então não esclarecidas. Fica a cargo deste profissional:

  • Periciar o local e obter o maior número de provas possível;
  • Examinar cada prova desde uma gota de suor até armas de foto e impressões digitais;
  • Fazer testes nesses materiais obtidos e buscar vestígios de que fizeram parte do crime e o momento que isso aconteceu.

O perito criminal também fica a cargo de fazer o chamado Corpo de Delito, ou seja, um relatório que atesta a veracidade dos fatos que levaram ao crime e é o documento fundamental para comprovar que cada prova encontrada tem relação direta com o ocorrido.

A Profissão Criminal No Brasil

Considerado um dos países mais violentos do mundo, no Brasil morre mais pessoas do que em regiões de guerra! Os dados alarmantes mostram para provar essa tese, que mais de 280 mil pessoas foram assassinadas entre 2011 e 2015. Com números tão altos de criminalidade, em especial nas grandes zonas urbanas, o trabalho de um Perito Criminal é necessário e existem poucos profissionais na área no país.

Atualmente, a profissão conta com profissionais empenhados na Polícia Civil e Militar, além de Peritos no Exército e raramente em hospitais. O profissional deve ter curso superior nas áreas da saúde e exatas para concorrer às vagas oferecidas no país, e precisa estudar para concursos públicos, única forma de trabalhar na área no Brasil.

Perfil Do Perito Criminal

Perfil Do Perito Criminal

O Perito Criminal trabalhará no Instituto Criminal de cada estado, conhecido como IC. Atualmente esses postos estão necessitados de profissionais, já que o trabalho só aumenta e são muitos dados para serem analisados. O perfil desse profissional é bastante específico e se você se adequa a ele, essa área é excelente para você:

Meticulosos e Detalhistas

O perito criminal é um profissional que presta atenção a pequenos detalhes. Meticuloso, toma todo cuidado para entrar em um local e cena de crime. Presta atenção em cada detalhe por mínimo que seja e não deixa que nada passe batido em seu olhar.

Cada detalhe pode representar um ponto de suma importância para desvendar um crime e por isso o profissional dessa área precisa ter um olho clínico e apurado, capaz de ver pequeninas coisas e saber que ali existe uma prova. Muitos crimes famosos foram revelados, graças a peritos presos aos detalhes.

Não ter medo de cadáveres e sangue

Todo Perito Criminal em sua grande maioria são médicos, portanto não possuem qualquer problema com o fato de lidar com pessoas mortas e muito sangue. Se sua ideia é se tornar um profissional da área, analise se está disposto a conviver em um ambiente quase sempre fatal.

Nunca param de estudar

Bons peritos no mundo todo, sabem que não podem ser um profissional melhor se não estudar todo dia. Um bom perito criminal está sempre atento a novas técnicas e aparelhos que ajudam em seu trabalho de colher e analisar provas. Além disso, ele tem noções de direito penal que ajudam na hora de processar seu trabalho. Um bom criminalista é antes um estudante ávido.

Introdução a Criminalística Na FBV Cursos

Para quem quer conhecer melhor esta área e pretende se tornar um profissional de verdade em perícia criminal, o curso Introdução a Criminalística da FBV Cursos é uma ótima oportunidade de ter uma noção de como um Perito trabalha e poder iniciar seus estudos para uma qualificação profissional no futuro.

Acesse a FBV Cursos agora e faça o curso Introdução a Criminalística. O curso é totalmente grátis e com opção de certificado, reconhecido pelo MEC e perfeito para começar sua subida no mercado profissional da perícia criminal.

 

Deixe seu comentário e não perca a oportunidade de se tornar um excelente Perito Criminal! Matricule-se em Introdução a Criminalística hoje mesmo na FBV Cursos.

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário