Os Benefícios E Dicas De Cultivo Através Da Hidroponia

Com o avanço da tecnologia, vemos a cada dia produtos e serviços modernos e ajustados a nossas necessidades. Na agricultura, pode ver também, um avanço em técnicas de cultivo e tudo para que nossa alimentação fique ainda mais saborosa, saudável e sem agrotóxicos.

A Hidroponia é a técnica de cultivar hortaliças e legumes em água, sem qualquer tipo de contato com a terra. A Hidroponia possui muitos benefícios e neste artigo vamos conhecê-lo, além de dicas para que você possa cultivar suas próprias verduras e legumes em casa através da água.

O Que é Hidroponia?

A Hidroponia é o cultivo que substitui a terra e usa água para o desenvolvimento de plantas, hortaliças e legumes. Além da água, existem outros processos de Hidroponia que fazem uso de Lã de Rocha, solução que além da água, usa nutrientes que dão mais força e saúde para as plantas crescerem melhor.

A Hidroponia pode ser feita de duas formas: com as raízes suspensas em solução líquida ou ou em substrato como a areia lavada. Se houver o uso de húmus por exemplo, o cultivo não é considerado Hidroponia mas sim semi hidroponia. Outra técnica chamada de Aeroponia, é aspersão de gotas de água sobre folhas suspensas e pode ser considerada um tipo de Hidroponia.

A Hidroponia é originária da região da Mesopotâmia onde hoje se encontra o Iraque. Nesta região na época dos Sumérios, encontram-se os primeiros vestígios da prática da Hidroponia. No Brasil, a Hidroponia ficou conhecida na década de 80, com a inserção da técnica por um grupo de japoneses.

Benefícios Da Hidroponia

Benefícios Da Hidroponia

A Hidroponia se tornou bastante conhecida em nosso país e tem sido uma alternativa muito segura para os grandes agricultores, além de pessoas que querem ter uma vida mais saudável com alimentação mais nutritiva e limpa em todos os sentidos. O cultivo da Hidroponia oferece os seguintes benefícios tanto no cultivo como na saúde de quem consome:

Menos fertilizantes e menos água

– Pode parecer estranho essa afirmação, mas a Hidroponia utiliza menos água do que as técnicas de cultivo convencionais. Isso por que as plantas cultivadas em terra, recebem água que evapora com muita facilidade e também existe a perda através de escorrimento. Na hidroponia, o cultivo é feito em geral dentro de uma estufa e isso garante que a evaporação seja muito menor e o escorrimento nulo;

Menos trabalhoso

– A Hidroponia por não ter terra, não irá precisar arar, tirar erva daninhas ou preocupação com insetos. A única coisa importante é se atentar para solução nutritiva que precisa ser lançada na água regularmente e a hora da colheita;

Desenvolvimento mais rápido

– Em geral, os vegetais se desenvolvem muito mais rápido na Hidroponia do que no cultivo em solo, crescendo de 3 a 5 vezes mais. Isso acontece por que a forma de cultivo é muito mais perfeita, dando água e nutrientes em dosagem adequada, além de oxigenação;

Não precisa de agrotóxicos

– A Hidroponia oferece outra grande vantagem que é a não utilização de agrotóxicos. Por ser um cultivo em água limpa e livre de bactérias e germes e em local protegido, as hortaliças crescem sem a necessidade de qualquer tipo de produto químico.

É importante salientar que apesar de não usar agrotóxicos como os usados em plantações de solo, a Hidroponia só garante a qualidade dos alimentos desde que haja um controle muito alto contra a contaminação da água. Por isso a utilização de Hipoclorito de sódio ou cloro em uma colher de café num 1 litro de água, é a melhor alternativa para limpar as hortaliças e evitar contaminações.

Dicas De Hidroponia Em Casa

Existem várias formas de fazer Hidroponia em casa e os resultados são excelentes e rápidos. Por exemplo, para o cultivo de alface, é possível ter uma hortaliça linda e saudável entre 40 a 50 dias. Para isso, você pode construir sua própria horta hidropônica, com canos de pvc e uma caixa transparente que servirá de reservatório de água (foto).

reservatório de água

Existem outras formas de fazer Hidroponia em casa, usando garrafas pet, canos de pvc e baldes como reservatório. É possível fazer desde bancadas e áreas grandes com estufas, até em pequenos espaços e hortas suspensas em qualquer residência e apartamento.

Existem várias empresas que trabalham com esse tipo de serviço, oferecendo kits completo de hidroponia que possuem bons preços e irão servir para cultivar vários tipos de produtos em casa.

Hidroponia Na FBV Cursos

Para aprender como funciona a Hidroponia, como construir e fazer em casa ou mesmo em sua plantação e quais os benefícios e ganhos que essa técnica saudável e muito mais moderna tem a oferecer, a FBV Cursos oferece o curso Hidroponia para você se tornar um conhecedor e profissional de verdade na área.

Acesse hoje mesmo a FBV Cursos e conheça o curso Hidroponia. Curso 100% online e com aulas incríveis! Certificado disponível no final do curso e reconhecido em todo Brasil. Matricule-se já!

Gostou deste artigo? Então acesse a FBV Cursos e conheça todos os cursos disponíveis para sua vida profissional!

[kkstarratings]

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário