como se concentrar nos estudos

Você tem tido problemas para se concentrar nos estudos? Uma das principais habilidades que o estudante deve  aprimorar é a concentração.

Não só para minimizar a dispersão durante  o período que antecede as provas, exames e apresentações, como também evitar o temido ‘branco’ que costuma assombrar nesses dias decisivos.

E como  a gente sabe que nem sempre isso é uma tarefa fácil, preparamos um pequeno manual. Boa  leitura!

9 Dicas de como se concentrar nos estudos

Pronto para ser uma máquina de foco puro? A seguir, confira algumas dicas essenciais para atingir um maior nível de concentração!

1. Durma bem

Você precisa ter um sono de qualidade! Manter uma rotina de sono de qualidade é uma das principais orientações,  isso porque a compreensão do conteúdo está intimamente ligada ao quanto seu cérebro, após ser submetido a um dia de intenso exercício, descansa.

É durante o sono que ocorrem atividades metabólicas  e neurológicas responsáveis pelo desenvolvimento da capacidade de memorização, cognição e desempenho motor, além de minimizar  problemas de irritabilidade, cansaço e dores de cabeça.

Dormir bem, com regularidade no tempo de repouso, que deve ser de oito a nove horas diárias, e também no horário de ir se deitar, criando um costume sólido,  é  recompensador para a saúde do cérebro e do corpo.

Por isso, quando falamos em como se concentrar nos estudos, criar uma rotina saudável de sono encabeça  a lista de dicas.

2. Alimentação saudável

Bom, você conhece o ditado: corpo são, mente sã. Logo, a alimentação é também um fator importante para a preservação e desenvolvimento da concentração.

Invista em uma alimentação balanceada e  rica em nutrientes, tais como:

  • Ômega-3, favorece a comunicação entre os neurônios;
  • Vitaminas do complexo B, ajudam na energia, melhora da memória e desenvolvimento dos neurônios;
  • Ferro, fortalecedor metabólico e energético;
  • Carboidratos, evitam a sonolência e deixam a pessoa mais alerta.

3. Organização e planejamento

Não tem como se concentrar nos estudos que você não se organiza e planeja pra isso! Existem diversos métodos de organização e planejamento.

Distribua bem as suas horas de estudo e faça um planejamento para cobrir todas as matérias. Uma boa dica é dividir as disciplinas entre fáceis, médias e difíceis, de acordo com o seu grau de familiaridade com os temas.

É natural termos a tendência de estudar mais as matérias com as quais mais nos identificamos. No entanto, é preciso ter equilíbrio e se dedicar aquelas que ainda não são um ponto forte. E é neste momento que a organização e o planejamento fazem toda a diferença.

4. Local de estudos

O local de estudo é um ponto primordial para assegurar a concentração e a qualidade do aprendizado.

Existem algumas coisas que devem ser evitadas, como por exemplo, estudar na cama. Ela é um espaço para descanso já reconhecido pelo nosso corpo. Por isso, dê preferência a estudar sentado à mesa.

Ah, escolha um lugar silencioso e iluminado, organize do seu jeito e mantenha os materiais de estudo sempre por perto.

5. Método de estudos

metodologia de estudo

Existem métodos que comprovadamente ajudam a melhorar a concentração nos estudos. O ideal é fazer testes até encontrar o que melhor se encaixa nas suas necessidades e rotina.

As metodologias simplificam o processo de aprendizagem e ajudam você a:

  • assimilar melhor e mais rápido;
  • evitar a procrastinação;
  • melhorar a gestão de tempo;
  • criar capacidade de reter conhecimento a longo prazo;

Os métodos mais conhecidos são o pomodoro, mapas mentais, resumos e fichamentos. Como dissemos, o importante é encontrar qual método você se adapta melhor.

6. Agenda de estudos

Outra dica valiosa é elaborar uma agenda de estudos. Definir conteúdos, para se ter uma noção geral do que estudar, trabalhar com horários e pausas. O exercício e o repouso também são muito importantes para o cérebro, pois auxilia na fixação do que foi estudado.

Tente  variar os assuntos e as disciplinas, de modo a melhorar a qualidade da apreensão dos conceitos.

Faça anotações do seu  progresso e atualize constantemente a organização do diário fazendo alterações e adaptações necessárias. Estas anotações servirão para motivá-lo a reconhecer onde chegou e até onde poderá ir.

7. Faça pausas

Descansar é tão importante quanto estudar. Nossa mente precisa de tempo e descanso para assimilar as informações. Estudar sem fazer pausas causa cansaço e perda de concentração, o que diminui o rendimento.

O indicado é que a partir de 50 minutos de estudos, seja realizada uma pausa de 10 a 20 minutos antes de seguir com a atividade.

8. Elimine distrações

Televisão, celular, tablet, materiais não necessários no momento, conversas, tudo isso deve ser eliminado para que você possa se concentrar nos estudos.

9. Não entre em pânico

Por fim, mas não menos importante: não entre em pânico! A ansiedade é uma das maiores causas da dispersão, por isso é necessário ter cuidado.

Encare a ansiedade como um alerta de que talvez seja hora de descansar um pouco e alternar os temas de estudo.

Sua ansiedade pode lhe auxiliar a definir seus limites de horário e quanto tempo de fato você mantém a sua concentração constante e a partir daí gradativamente irá aumentando o ritmo.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

cursos unova

Além das dicas poderosas aqui do nosso blog, também temos vários cursos gratuitos voltados para gestão e liderança que podem auxiliar você na busca de métodos de como se concentrar nos estudos.

Acesse a nossa aba de cursos e confira as nossas opções!

Conclusão

É importante salientar que o conhecimento é o mesmo, mas a experiência é individual. Cada um deve aos poucos construir seu método corrigindo, alterando, adaptando, anotando e evoluindo ao seu modo.

Um aluno focado consegue absorver melhor o conteúdo, manter o equilíbrio diante dos testes e a tranquilidade e segurança durante a execução dos mesmos.

Fortalecer a concentração não é algo difícil, requer uma boa dose de disciplina e dedicação.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário