Fique por dentro de novos cursos, novos artigos e tudo que há de novo em nosso site.

Educação Professores

Dicas de Como Ensinar Sobre Diversidade Para Seus Alunos

A diversidade deveria ser algo normal, já que todos somos pessoas diferentes uma das outras, porém nem sempre é fácil explicar isso as crianças, principalmente quando algum ensino vindo de casa e que fere o relacionamento com as diferenças aparece.

Dicas de Como Ensinar Sobre Diversidade Para Seus Alunos

Estamos vivendo um mundo novo, onde estamos aprendendo todos os dias a lidar com as diferenças. Não que a diversidade nunca tenha existido, mas hoje em dia ela está muito mais explícita, como por exemplo a diferença na tonalidade da pele, na opção sexual e de gênero, além de outras como a escolha de religiões distintas e classe social.

A diversidade deveria ser algo normal, já que todos somos pessoas diferentes uma das outras, porém nem sempre é fácil explicar isso as crianças, principalmente quando algum ensino vindo de casa e que fere o relacionamento com as diferenças aparece. Como explicar aos alunos o valor da diferença? Vamos ver neste artigo, com dicas úteis para uma qualificação nessa área.

Preconceito e Discriminação

Muita gente acredita que preconceito e discriminação são a mesma coisa mas não é. Preconceito é uma intolerância, um juízo que fazemos de forma precipitada, criando em nós um repúdio a pessoa e uma crítica a ela, mesmo sem conhece-la direito. O preconceito faz com que evitemos as pessoas que julgamos diferentes de nós, a ponto de não aprendermos e nem nos relacionarmos com ela.

A discriminação é a forma mais complexa do preconceito, pois se caracteriza na intolerância mas também segregação, ou seja, separação do outro, não só evitando mas ofendendo e humilhando a pessoa. A discriminação é o modo mais grave de preconceito, pois pode levar a pessoa a agir de forma violenta contra quem ela julga ser diferente e mais do que isso, acredita ser uma ameaça a si mesmo e ao mundo.

Diversidade na História do Mundo

Ao longo do tempo, vemos que o mundo sempre foi um lugar de grandes variações, com lugares mais frios em um determinado ponto, assim como lugares mais quentes e com grande diversidade de animais, alimento e água. Assim também é com as pessoas, cada qual com sua língua, cultura e raça pré-determinada pelo local onde vive.

No Brasil, vivemos com uma grande miscigenação, ou seja, pessoas de várias partes do mundo, que ao longo da história se encontraram e geraram outras pessoas com características específicas desses locais. Por ser um país assim, chega a soar estranho que exista preconceito e discriminação, porém infelizmente, ainda nos deparamos com situações assim.

Os Variados Tipos De Diversidade Atual

Os Variados Tipos De Diversidade Atual

As famílias não são mais as mesmas. Hoje é fácil encontrar homens que vivem com parceiros gays e tem filhos, assim como mulheres que compartilham da mesma realidade. Além disso, vemos também famílias que são lideradas por mulheres e crianças que tem descoberto na infância, que seu corpo não condiz com sua mente, e outras que preferem pessoas do próprio sexo.

Além das famílias e pessoas individuais com suas diferenças, também existe a diversidade religiosa, já que muitas famílias creem em alguma divindade e possuem ritos e crenças próprias dessas religiões. Procure provocar em seus alunos o respeito a cada religião e mostre que esse assunto pode ser discutido mas de forma harmônica.

Todos esses tipos de diversidades e que ainda são encaradas como novidade, deve ser conversadas em sala de aula com os alunos. Muitas vezes o professor encontrará alunos que vivem essas realidades, e explorar esse assunto com os outros que possuem uma vida mais comum, pode ser o ponto de partida para incentivar o respeito entre o grupo.

Respeito e Aceitação

É importante deixar claro que respeito e aceitação são coisas distintas, assim como preconceito e discriminação. Respeito significa consideração e por isso, quando tenho respeito a algo ou alguém, estou considerando isso, porém nem sempre posso aceitar.

Aceitação é o ato de aceitar algo, de acolhimento e nesse caso se aceito, logo respeito também. Portanto se damos um exemplo a um aluno de que ele deve respeitar uma pessoa homossexual, isso não significa que ele aceita as condições de vida dessa pessoa, mas considera como um ser humano que merece ser bem tratado e querido.

Como Lidar Com os Conservadores

Ainda que a aula seja dada e explicada, é possível que existam alunos mais resistentes a ideia da diversidade. Nem sempre as pessoas conseguem aceitar bem o diferente, principalmente quando esta foi ensinada assim. Em lares mais conservadores, é muito comum que diversidade seja encarada como algum ruim e nesse caso, é preciso trabalhar a interação e relacionamento desse aluno com as pessoas que ele julga diferente e inferiores.

Diversidade na Fbv Cursos

Diversidade na Fbv Cursos

O assunto é delicado e muitas escolas ainda estão aprendendo a falar sobre isso, porém é algo que precisa ser discutido e esclarecido a crianças e jovens para termos um mundo futuro mais justo e seres humanos melhores.

Na FBV Cursos, o curso Diversidade nas Escolas oferece essa discussão de forma clara e sucinta, informando e preparando o professor para um diálogo aberto e proveitoso com seus alunos e familiares. Acesse hoje a FBV Cursos e conheça o curso Diversidade nas Escolas, com matrícula e curso grátis e certificação total para sua qualificação profissional.

Faça seu curso sobre Diversidade nas Escolas na FBV Cursos e garanta sua qualificação na área com qualidade.

[kkstarratings]

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.