Administração Financeira

Não importa o tamanho do seu negócio, ele precisa obrigatoriamente ter uma administração financeira correta e eficiente, para que sua empresa funciona. Ter uma base apenas de quanto ganha por mês, quanto sai e qual o faturamento, assim como as despesas, é o que faz muita gente ´´quebrar“ em tão pouco tempo.

No Brasil, pesquisas mostram que negócios sobrevivem em média 2 anos, e um dos motivos, além dos externos como economia ruim do país, é a falta de planejamento financeiro.

Por isso, listamos 5 Dicas de Administração financeira para micro e pequenas empresas, que serão de suma importância para sua empresa começar e crescer, não ficando pelo caminho e se tornando um referencial de sucesso no seu ramo.

Invista Na Educação Financeira

Uma pessoa com dívidas, jamais conseguirá tocar uma empresa. Antes de ver seu negócio tomar vida e ir em frente, faça o possível para colocar suas contas em dia. Negocie com bancos, aprenda a pagar tudo a vista e fuja de novas contas.

A Educação Financeira, em especial das finanças pessoais, é o foco principal de qualquer empreendedor, pois se a saúde das contas não está bem, com certeza o hábito irá avançar para as contas profissionais, e aí a dor de cabeça poderá ser ainda maior.

Leve A Sério O Seu Pró-Labore

O Pró-labore é o salário do empreendedor, ou seja, se o negócio é seu, além de pagar seus funcionários, você tem que pagar o seu próprio ganho e dessa forma, evitar algumas situações como usar o dinheiro da empresa de forma indiscriminada.

Pró-Labore

Muitos empresários pecam nesse ponto e por isso, colocando seus negócios em risco, já que usam o dinheiro da empresa como se fosse pessoal e aí os resultados ficam comprometidos.

Se a empresa é muito pequena como MEI, tenha uma conta jurídica e outra física e a cada mês, faça os cálculos de qual seu pro labore mensal.

Assim mesmo pequeno, o empresário já estará habituado a manter tudo organizado e com menos chances de dar erro.

Fique De Olho No Fluxo De Caixa

Acompanhe de perto o que entra e sai de sua empresa, com uma análise cuidadosa de seu fluxo de caixa. Quanto recebeu, quanto saiu e quais foram para pagar dívidas, fornecedores, equipamentos, matéria prima e quanto deve ser destinado para os colaboradores.

O Fluxo de caixa abre uma visão ampla da situação financeira da empresa e dá ao empreendedor, uma noção clara de como o dinheiro está sendo usado, quais os custos e o que pode ser economizado ou investido para esses valores renderem ainda mais.

Analise Se Está Na Hora De Expandir

O sonho do empreendedor brasileiro é expandir, ter um negócio sustentável e valioso e muitas vezes na sede de crescer, pode perder o foco no caminho e cometer pequenos erros que podem ser cruciais para manter ou colocar fim no seu sonho empresarial.

Nem sempre um bom faturamento e lucro significa que é hora de crescer…as vezes ter um pouco de pé no chão e paciência, serão benéficos a longo prazo. Então se você tem uma pequena loja e que tem dado ótimos números, faça pesquisa e analise se é a hora de investir em filiais. Procure investir no que tem e está dando certo agora e só dê o próximo passo quando o futuro apresentar oportunidades mais tentadoras.

Faça Curso De Administração Financeira FBV Cursos!

Para ser um empreendedor de sucesso, além de todas as dicas listadas, é importante estar bem qualificado e exímio conhecedor da sua área de atuação. Para gerenciar bem independente do tamanho de sua empresa, faça curso de Administração Financeira FBV Cursos.

Na FBV Cursos, as aulas são 100% online e gratuitas, com qualidade de ensino e ainda certificado de conclusão aceito em todo Brasil. Não espere mais para aprender os conceitos que todo bom empresário deve dominar em gestão de empresas, faça Administração Financeira FBV Cursos e dê aquele up na sua empresa!

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e confira mais posts como esse aqui no blog!

Sobre o Autor