Cada vez mais comum em residenciais de alto padrão, as brinquedotecas oferecem grandes benefícios ao seus condôminos, que vão desde aspectos educativos à econômicos.

Muitos apartamentos já contam com brinquedotecas na sua lista de atrativos de lazer. Se você está se mudando com sua família para uma nova cidade ou um novo imóvel e ainda não entende quais são as vantagens de ter um espaço de brincadeiras para as crianças a seu dispor, confira nossa publicação:

  • Recreação e aprendizagem
brincadeiras, brincar, brinquedos

Estimular o contato com diferentes cores, texturas, materiais e práticas é essencial para o crescimento da criança. Na fase inicial da vida, todas as novidades são bem-vindas! 

Na brinquedoteca de um condomínio, a partir da arrecadação dos moradores para compra de novos ou pela doação dos mesmos, seus filhos poderão ter contato com um universo de brinquedos muito maior do que se os que estão disponíveis em seu quarto.

Brincar com diferentes objetos tem um fim educacional e estimula o aprendizado dos pequenos. Para potencializar a oferta de recreação ao público infantil do seu condomínio, converse com os demais moradores sobre a possibilidade de criar uma pequena biblioteca com livros infantis e material para pintura ou desenho, cuidando para que recursos como lápis de cor, giz, canetinha, tintas, folhas A4 e massinha sejam sempre repostos. O espaço da brinquedoteca pode servir também para a realização de eventos culturais, como teatros de fantoche, leitura de livros e aulas de pintura ou artesanato.

  • Comodidade para os pais
bebê, berço, bonitinho

Com a redução gradual dos espaços dos apartamentos, ficar enclausurado em casa pode gerar grande ansiedade nas crianças. Por isso, um espaço comum aos condôminos, no qual as crianças podem se reunir para explodir em alegria nos momentos de brincadeira evitará futuras dores de cabeça aos pais com eventuais crises de “birra”.

Dessa maneira, também evitam-se barulhos que podem incomodar os vizinhos, ou até mesmo a quebra de alguns objetos, consequência de brincadeiras não supervisionadas dentro de casa.

Outro ponto positivo das brinquedotecas em condomínios é praticidade de oferecer um ambiente propício para a diversão tão próximo da residência. Bastam alguns minutos para levar a criança até o seu local preferido!

Para os pais, isso significa menos horas perdidas no trânsito, menos preocupações com estacionamento e menos custos com mensalidades em clubes e outros estabelecimentos.

  • Segurança nas brincadeiras
animais, animais selvagens, ao ar livre

O processo de urbanização das cidades mudou de maneira drástica a forma como as crianças brincam. É só perguntarmos para nossos pais e avós como as atividades do lado de fora de casa eram muito mais comuns antigamente.

Por conta das ruas movimentadas, tanto por carros quanto por pessoas, a presença de postes e fiação exposta, e a falta de áreas destinadas a crianças para correr e se divertirem, as opções de espaços de brincadeira ficam limitados. A presença de uma brinquedoteca dentro do condomínio residencial ultrapassa essa barreira e oferece uma alternativa de espaço seguro para seus filhos se divertirem. Ao permanecer em um ambiente projetado dentro do prédio, a criança não tem contato com pessoas estranhas ou com situações que representem perigo.

  • Convívio social com outras crianças
aluno, amigos, aprendendo

Além do contato com brinquedos e objetos diferentes presentes na brinquedoteca, a interação entre as crianças que moram no condomínio é essencial para a formação de habilidades sociais durante o crescimento. Todo tipo de socialização é válida para a criança, mas o convívio com grupos da mesma faixa etária é ainda mais efetivo na formação da mesma.

O respeito às diferenças, a empatia, a partilha e troca de experiências são alguns dos valores nutridos dentro desses espaços de convívio. Com o tempo, laços de amizade são fortalecidos e as crianças acabam conhecendo amigos que poderão levar para vida toda. 


  • Integração entre pais
arte, brincadeiras, brincar

De maneira a criar e providenciar a manutenção da brinquedoteca, o ideal é que seja montada uma comissão com alguns pais de crianças do condomínio, cada um com seu conhecimento específico, desde decoração até elaboração de atividades de cunho pedagógico. Estes pais seriam responsáveis por elaborar o orçamento necessário para criação da brinquedoteca, que abrangerá a estrutura e os objetos que a comporão.

Também devem supervisionar o uso da mesma, verificando se os brinquedos, livros e recursos para desenho e pintura estão em bons estados. A criação dessa comissão, além de efeitos práticos para o condomínio, promove a integração entre os pais e coloca o assunto “criação dos filhos” em pauta no dia a dia, gerando uma maior preocupação e acompanhamento ao desenvolvimento dos pequenos.

  • Mais momentos de lazer com a família
adorável, afeição, amor

Uma vez que a brinquedoteca está a disposição das crianças do condomínio, será natural que os pais também queiram interagir mais e aprender com as crianças dentro deste espaço. Na correria do dia a dia, é comum acabar tendo muitas atividades para serem realizadas dentro de casa, desde o almoço, a janta, a limpeza e até mesmo atividades pendentes do trabalho.

A brinquedoteca se torna, logo, um espaço para escapar um pouco das responsabilidades da rotina e se divertir com as crianças. Essa prática fortalece os laços entre pais e filhos, gerando maior confiança entre as duas partes, e fazendo com que ambos aprendam um com o outro.

  • Valorização do seu imóvel
bichos de pelúcia, boneco, bonecos

Pensando no aspecto econômico, a presença de uma brinquedoteca no condomínio eleva o padrão do mesmo, visto que oferece mais uma alternativa de lazer para os seus moradores. Esse é o mesmo efeito gerado pelas salas de jogos, salas de cinema compartilhadas, salas de ginástica, churrasqueiras e salões de festa.A vida urbana demanda estratégias que permitam otimizar o tempo e ter essas opções logo na sua moradia faz com  que as demandas de potenciais compradores sejam atendidas. Como consequência, o valor final para aluguel ou compra de um imóvel em um residencial com brinquedoteca passa a ser maior.

Sobre o Autor